Hospital de Pernambuco recebe Selo UTI Eficiente por indicadores assistenciais

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) recebeu o certificado UTI Eficiente. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). E o selo é um reconhecimento concedido às Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de todo o país que apresentaram boa eficiência em 2024, de acordo com as Matrizes de Eficiência geradas pelo sistema Epimed Monitor, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

A certificação foi entregue pelo representante da Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco (Sotipe), Arthur Faria, à chefe da UTI geral do HC, Michele Godoy. Além deles e de profissionais da UTI, participaram da entrega o gerente de Atenção à Saúde, Glauber Leitão; a chefe do Setor de Paciente Crítico, Taciana Santos; e a chefe da Unidade de Apoio à Gestão em Enfermagem, Priscila Burégio, representando a Divisão de Enfermagem.

“Essa conquista reflete o comprometimento da equipe multiprofissional do HC com a qualidade da assistência, a segurança do paciente e a busca contínua por resultados clínicos positivos. O selo é um reconhecimento conferido às UTIs que apresentam bons indicadores de desempenho assistencial, avaliando o uso de recursos e a taxa de mortalidade ajustada ao risco nos processos de cuidado por meio de uma plataforma adotada por centenas de UTIs no Brasil”, explica a médica intensivista Janny Leonor.

A Epimed é uma plataforma de dados alimentada pelos profissionais da UTI que analisa indicadores assistenciais de cada paciente crítico. “Na nossa UTI, morrem menos pacientes do que o esperado na admissão deles. Salvamos vidas usando os recursos adequados”, comenta a chefe da UTI, Michele Godoy.

Com o resultado, é possível orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no País e a eficiência das UTIs. O HC ficou entre aqueles que obtiveram resultado entre 33% e 50%, nas Matrizes de Eficiência em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.

Sobre a Ebserh

O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Moisés de Holanda/Rede Ebserh

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: