O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou nesta quarta-feira (6), em Brasília, da assinatura da resolução que garante R$ 995 milhões para o Projeto de Revitalização do Rio Parnaíba. O investimento, assegurado por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, tem como objetivo promover a recuperação ambiental, social e econômica do rio ao longo de mais de 900 km.
A cerimônia contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, que oficializou a liberação dos recursos.
“Esse grande sonho do estado do Piauí, liderado pelo governador, vira realidade”, afirmou o ministro.
O projeto vai além da recuperação da navegabilidade do rio. Estão previstas ações como:
recuperação das nascentes,
recomposição florestal das margens,
implantação de sistemas de esgotamento sanitário,
dragagem e derrocagem,
educação ambiental,
regularização fundiária e fiscalização.
Segundo o governador Rafael Fonteles, a iniciativa tem caráter estratégico:
“Essa é uma obra ambiental, social e econômica fundamental. Vai garantir não só a recuperação do Rio Parnaíba, mas também sua plena navegabilidade”, disse.
O trecho beneficiado vai de Uruçuí até o litoral do estado, passando por Guadalupe e Teresina, e se integrará ao Porto Piauí. A proposta é transformar o Rio Parnaíba em um corredor logístico e de desenvolvimento regional, além de contribuir para o combate à desertificação e promover justiça hídrica nas comunidades ribeirinhas.