Deputados devem instalar nesta terça-feira (19) uma subcomissão especial para discutir o fim da tradicional escala de trabalho 6×1 — seis dias consecutivos de trabalho seguidos por uma folga. A iniciativa, que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é vinculada à Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados.
A subcomissão será presidida por Erika Hilton (PSOL-SP), uma das principais defensoras da pauta, e terá relatoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE). Na primeira reunião, os parlamentares devem apresentar o plano de trabalho e definir os próximos passos, que incluem audiências públicas e encontros com especialistas e representantes da sociedade civil.
Erika Hilton protocolou no início do ano uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com sugestões de mudanças na escala, após reunir 226 assinaturas — número superior ao mínimo necessário de 171. A subcomissão também analisará outras propostas relacionadas ao tema, como a PEC do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e do senador Paulo Paim (PT-RS).