O Deputado Federal Dr. Francisco (PT-PI), membro e ex-presidente da Comissão de Saúde, protocolou um requerimento para homenagear o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com uma Moção de Louvor. A iniciativa reconhece a atuação de Padilha no comando do Ministério da Saúde e sua postura diante das restrições impostas pelos Estados Unidos para sua participação na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
O requerimento justifica a homenagem destacando a atuação do ministro em um momento importante para o Sistema Único de Saúde (SUS), que celebra 35 anos e é visto como um exemplo global de política pública de sucesso, sendo o Brasil um dos principais defensores da vacina, da ciência e da vida.
O texto destaca programas e políticas que fortaleceram o SUS ao longo dos anos, como o SAMU 192 (2003), o Farmácia Popular (2004), o Mais Médicos (2013); e as iniciativas mais recentes, Brasil Saudável (2024) e Agora Tem Especialistas (2025), esse já sob o comando do Ministro Padilha.
A moção também faz referência à decisão de Padilha de não comparecer às reuniões da ONU após a Missão dos Estados Unidos informar o Ministério da Saúde sobre as restrições impostas a ele para participar do Conselho Diretor da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS). As condições permitiriam a Padilha apenas deslocamentos restritos entre o hotel, a ONU e instalações médicas em caso de emergência – medidas que prejudicam o direito do Brasil de apresentar suas propostas no fórum global de saúde mais importante para as Américas.
Em busca de aprovação, o Deputado Dr. Francisco solicitou o apoio dos demais membros da comissão para aprovar o requerimento. A proposta já está na pauta da reunião desta quarta-feira (24), aguardando análise e votação.
Fonte: Ascom Dep Fed Dr. Francisco