O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o “candidato natural” à Presidência da República nas eleições de 2026. Em entrevista à rádio CBN Vale, Alckmin destacou que Lula tem resultados a apresentar, como aumento do salário mínimo, queda do desemprego e melhora na renda da população.
“Lula tem o que mostrar. É um cenário positivo”, disse o vice-presidente, que já havia feito declarações semelhantes no último sábado (27), reforçando a defesa de uma eventual reeleição do petista.
Durante a entrevista, Alckmin também criticou o excesso de partidos políticos no Brasil, dizendo que a grande quantidade de siglas dificulta a governabilidade. Ainda assim, elogiou a postura de diálogo do atual governo: “O presidente Lula é o governo do diálogo. Tem permanentemente dialogado, tanto é que até agora não teve dificuldade”.
Sobre a saída de partidos da base governista — como União Brasil e PP, que deram prazo para que seus ministros deixem o governo —, Alckmin minimizou os impactos e disse esperar que isso não afete a pauta da gestão. “Os projetos do governo são de interesse público”, afirmou.