O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi reeleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) nesta quinta-feira (26). A reeleição garante a Barbalho a liderança do consórcio por mais um ano, sendo este o seu terceiro mandato à frente da entidade. A eleição foi realizada de forma virtual e contou com o apoio dos sete governadores da região Norte, além de Maranhão e Mato Grosso.
Barbalho presidirá o Consórcio da Amazônia Legal no ano de 2025, quando ocorrerá a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro de 2025, em Belém, capital do Pará.
O Consórcio da Amazônia Legal é composto por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da região, com foco em estratégias integradas e cooperativas. A missão é transformar a Amazônia em um modelo global de sustentabilidade até 2030.